terça-feira, 25 de junho de 2013

OS GÊNEROS E PROGRESSÃO EM EXPRESSÃOORAL E ESCRITA./ Progressão Sequência didática e Gêneros

Dolz & Schneuwly na questão da abordagem dos gêneros na proposta da sequência didática nos reporta sempre à parte conflitante que nos acerca e na qual estamos envolvidos. Por mais que a proposta curricular nos CA( caderno do aluno) como trabalhar os gêneros textuais e apesar de todo um processo de embasamento nos PCNS, a escrita e a reescrita é o tema que incomoda. Incomoda por quê? Primeiro que não há uma sequência de ano para ano no qual há um trabalho diagnóstico que envolve aluno e professor. Em segundo lugar vem a questão dos objetivos claros e decisivos na vida do aluno pois o que ele já aprendeu,não necessariamente o expõem diante de um contexto de sua vivência real.O que é real para o professor para o aluno fica dúbio e transforma-se em uma complexidade sem paradeiro. Verdade é que todos estão envolvidos na dinâmica desse processo mas os resultados nem sempre reporta algo passível de uma resolução a curto prazo.
Dolz & Schneuwly expressa claramente a necessidade que a oralidade ou a escrita tem que ser trabalhada enfaticamente. A pergunta que fica então por que com muita frequência temos que estar replanejando aulas, o professor de apoio tem que ser por várias vezes requisitado?
O trabalho escolar,no domínio da produção de linguagem é o que mais temos insistentemente feito,sinal que nem sempre nosso trabalho está nos rumos tortos e sim de acordo com o pensamento dos autores. Semanalmente uma oficina de de Produção escrita seguindo os parâmetro da norma culta da língua portuguesa..
É por isso que considero os Projetos de importância fundamental pois constituem-se de instrumento de mediação, é mais uma estratégia de ensino, é mais um material de trabalho,necessário na questão do ensino da textualidade.Somente assim os diversos gêneros textuais podem ser trabalhados sem que o aluno perca o interesse ao aprendizado .

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